Peças de teatro: conheça as clássicas

A palavra teatro vem do grego e significa olhar, não no sentido de ver, mas de viver uma forte experiência. A arte teatral como conhecemos surgiu na Grécia Antiga e desde então representa bem os dilemas humanos, muitas vezes ultrapassando os contextos históricos em que foram criados. É essa faceta atemporal, assim como a qualidade do texto, que caracteriza uma peça clássica. A maioria delas é encenada há séculos sem que suas tramas se tornem obsoletas, tomando parte no imaginário ocidental.

            Veja abaixo algumas das obras mais importantes da história e conheça um pouco mais a respeito de seus autores.

teatro

Édipo Rei é uma das peças mais antigas de que se tem notícia. A obra é uma tragédia e foi escrita por Sófocles há mais de 2.500 anos.

A trama conta a história de Édipo que foi abandonado quando bebê e que vive sob a profecia de que está destinado a matar o próprio pai e desposar a mãe. Para evitar esse destino, vai embora de sua cidade natal, mas termina desencadeando acontecimentos terríveis.

edipo rei

William Shakespeare é considerado o maior dramaturgo da história. Viveu no século XVI e escreveu várias peças clássicas. Uma de suas obras mais importantes éHamlet.

Sua frase mais conhecida, “Ser ou não ser”, é dita pelo protagonista da peça ao confrontar o cadáver de seu pai em uma catacumba. A história da peça fala de um príncipe dinamarquês que busca vingar a morte de seu pai, assassinado pelo próprio tio.

Entre as outras obras clássicas de Shakespeare estão Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, O Mercador de Veneza e A Megera Domada.

shaquesper

O dramaturgo francês Moliére, viveu no século XVII e entre suas obras mais importantes está a peça Escola de Mulheres. Essa comédia conta a história de Arnolfo, um solteirão que tem muito medo de ser traído. Para evitar a traição decide se casar com sua protegida a quem educa para que se torne o mais burra possível. Seu plano começa a dar errado quando a moça se apaixona por um rapaz de sua idade que sem saber se torna amigo de Arnolfo.


molier

Ibsen é um autor norueguês que viveu no século XIX e fundou o realismo moderno no teatro. Sua peça Hedda Gabler fala sobre uma mulher casada há seis meses e que esconde do marido sua gravidez. Uma série de acontecimentos levam a um desfecho trágico.

Outra peça importante de Ibsen é Casa de Bonecas, cuja protagonista Nora busca independência e rompe com as convenções sociais da época.

noruegues

Fonte – Assim se faz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *