Nossa gratidão ao Movimento Natura que apoia nosso projeto! Por Malú Scruzz

rapunzel solidaria

RAPUNZEL SOLIDÁRIA

Com a doação de perucas, a iniciativa devolve a autoestima a pacientes de câncer.

Completando seu primeiro ano de vida, a iniciativa Rapunzel Solidária tem muito a comemorar. Já são mais de 100 perucas entregues a mulheres pacientes de câncer. Como cada peruca é avaliada em cerca de três mil reais, “podemos dizer que já doamos 300 mil reais”, diz a criadora do projeto, Elizabeth de Castro Lomaski. “Além de todo o amor que vai junto com a doação”, acrescenta.
 Elizabeth fundou a Rapunzel Solidária meses depois de ser diagnosticada com câncer de mama. A beleza de sua iniciativa está na simplicidade: quem quiser ajudar, basta cortar as madeixas e enviá-las pelo correio. O especialista em perucas naturais Luiz Crispim e sua equipe produzem, voluntariamente, até 12 perucas por mês, que são entregues a pessoas inscritas no projeto. A Rapunzel Solidária já tem como parceiros o Hospital Pérola Byington, especializado em saúde da mulher, e a Fundação Laço Rosa, que ajuda a pacientes com câncer de mama.
Os números e parcerias traduzem o sucesso da iniciativa, que em dezembro de 2014 conquistou o status de ONG: a Rapunzel Solidária recebe cerca de 500 doações de cabelos por mês, já tem mais de 33 mil curtidas no Facebook e mais de 150 “salões amigos” espalhados pelo país, que cortam de graça ou dão desconto para quem vai doar o cabelo.
Foi por meio do Movimento Natura que Elizabeth conheceu o cabeleireiro oficial da Natura, Guilherme Cassolari. Em um encontro no salão de Cassolari, em São Paulo, o cabeleireiro doou mechas para a Rapunzel Solidária e recebeu o selo de “Salão Amigo”. “Elizabeth me mostrou o projeto e contou o que ela própria passou. Por que não participar? É importante fazer o bem para as pessoas”, diz ele. “Em um país como o Brasil, em que as mulheres costumam ter cabelo comprido, se cada um ajudar um pouco a gente consegue levar um sorriso a muitas pessoas doentes.”
natura 2
Foi também por intermédio da Natura que a Gerente de Relacionamento Mara Lúcia Dias, que já mobilizava Consultoras e amigas para a doação de cabelo, chegou ao projeto. “Todo mundo fala que o cabelo é a moldura do rosto, mas, para mim, ele é a estrutura do corpo. Ele te dá segurança”, diz Mara, que conheceu a Rapunzel Solidária em uma reunião da Natura em São Paulo, quando uma voluntária apresentou a iniciativa a Gerentes de Relacionamento. Ela não acreditou em tamanha coincidência: tinha cerca de 30 mechas de cabelo para doar e buscava instituições para fazê-lo. “Um dia, uma Consultora minha, que andava sumida, apareceu na reunião careca, em tratamento de câncer. Aquilo me comoveu e eu decidi que tinha que fazer alguma coisa – não exatamente para ela, pois seu cabelo já começava a crescer, mas por outras mulheres que passam por isso.” Quando ouviu sobre a Rapunzel Solidária, Mara percebeu que havia encontrado o que buscava, e logo entrou em contato com Elizabeth. A doação foi feita em um encontro promovido pelo Movimento Natura no salão de Guilherme Cassolari, e Mara pretende continuar a contribuir com a iniciativa. “A Rapunzel Solidária tem um peso fortíssimo: devolve não só a autoestima, mas também a vontade de continuar, de vencer”, resume.
rapunzel natura
DO QUE PRECISÁVAMOS
  • Estabelecer-se como organização não-governamental (ONG)
  • Conseguir uma sede
  • Aumentar a produção de perucas
  • Aprimorar a comunicação com doadores
  • Doação de cabelos
O QUE CONSEGUIMOS
  • O status de ONG, conquistado em dezembro de 2014
  • 500 doações de cabelo por mês, como as feitas pelo cabelereiro Guilherme Cassolari e pela Gerente de Relacionamento da Natura Mara Lúcia Dias
  • Divulgação da iniciativa em uma reunião com gerentes da Natura
  • Divulgação da iniciativa nas redes sociais

RESULTADOS

Iniciativas 79
Inscritas  1.182
Colaboradores inscritos + de 100.000 usuários
Já tivemos usuários de todos os Estados do Brasil
+ de 232.000 visualizações de página
Nosso site foi acessado por 77 paísesdiferentes
1.557 visualizações do vídeo
movimento natura
Nossa gratidão ao Movimento Natura que apoia nosso projeto, ajudando na divulgação da causa para podermos levar mais sorrisos a quem necessita! Beijo especial para Andréa, Guilherme Cassolari e Mara!!
Faça parte deste Projeto , faça parte deste  Movimento…. Ele se chama AMOR !!!
postal rapunzel
Por Malú Scruzz
malu (1) blog
10576942_1491429807806358_4149008929417678766_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *