“LUAS DO GONZAGA” por Gereba Barreto

gereba

Em 1985 la em Exu o Rei do Baião me deu a nobre missão de revelar a sua outra face, de grande compositor de valsas e choros, ate então desconhecida do grande publico. Chegou a me dizer “o Brasil não me conhece”, pensam que que eu só sei fazer forró e tenho medo de falar que também componho outras coisas, mas se eu disser isto, a mídia vai me crucificar porque a muito tempo já me rotulou de só fazer forró e ser o Rei do Baião.

Bem, quando ele me deu a nobre missão de fazer este disco “LUAS DO GONZAGA” pensei, como vou fazer uma coisa deste porte, se não tenho dindin,mas como sou inquieto,fui logo sugerindo que aquelas valsas e choros instrumentais que ele compôs pra suas musas nos anos 40 iam ganhar letras dos poetas mais expressivos do Brasil e assim foi feito 27 anos depois. Acho que deste modo realizamos o sonho do nosso REI. Temos aí Fernando Brant em MARIETA com Jair Rodrigues cantando, Zeca Baleiro em MARA com o próprio, Abel Silva em LÍGIA com Jorge Vercilo,Carlos Pita em NUMA SERENATA com Fagner, Tuzé de Abreu em WANDA com Flavio Venturine, Maciel Melo em SANFONA DOURADA com Dominguinhos tocando e cantando e assim segue com outros grandes poetas que tiveram a honra de virarem parceiros de SEU LUIZ em suas belas valsas e choros. Espero que um dia a gente tenha um Brasil mais educado e culto pra enxergar estas preciosidades.


PS. A foto da capa do LUAS foi feita em 1983 por um anonimo no final de um show que tive a felicidade de fazer em minha cidade Monte Santo-Ba. Na praça estavam mais de dez mil pessoas, motivo: A inauguração de um coreto que deram o nome: “CORETO DO GEREBA” que em 1984 já não existia pois um certo prefeito burramente jogou a placa fora e olhe que dizia: ‘POR AQUI PASSOU O REI DO BAIÃO”, ela foi substituída por outra com o nome de “Concha acústica Monte Santo”, original não é? Esta foto foi feita por alguma criatura muito curiosa e sensível de la que agradeço de coração. “Senta que la vem mais HISTORIA.

Por Gereba Barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *