Livro ajuda pais a explicar aos filhos o que é câncer de mama

imagem

Quando existe um caso de câncer de mama na família, há sempre dúvidas sobre a melhor forma de se abordar o tema com as crianças. No caso da paranaense Juliana Vermelho Martins, a experiência se tornou um estímulo para escrever o livro Mamãe Tá Careca e ajudar outras mamães.

A obra, indicada para crianças que cursam a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, fala do tema de forma sensível e traz para o universo infantil a reflexão sobre saúde, doença e a importância de sempre manter viva a esperança. A publicação é baseada na trajetória da própria autora, que descobriu a doença e passou por um longo processo de tratamento. Acompanham as ilustrações de Cecilia Esteves.

13300312

Na história, a jovem Mãe Mônica é diagnosticada com câncer de mama, ainda no início da manifestação da doença. Este acontecimento abala toda a família, principalmente os filhos pequenos.

Para se proteger do medo da doença e da morte, o filho Leonardo, de nove anos, cria um mundo de fantasia onde seus heróis de brinquedo nem sempre vencem a luta contra o mal. Após a cirurgia de remoção do nódulo, Mônica enfrenta a quimioterapia. Cheia de incertezas, mas mantendo a esperança, encara com coragem esse doloroso momento de sua vida e ainda consegue ajudar os filhos pequenos a compreender a situação e enfrentar o medo da morte.

IMG_5478

A autora

Juliana Vermelho Martins nasceu em Curitiba, Paraná. É casada, tem dois filhos e, durante dez anos, trabalhou como professora universitária na área de Informática. Decidida a lecionar francês, mudou-se para França com a família. De volta ao Brasil, descobriu o câncer de mama. Foram longos meses de tratamento e, quando a parte mais difícil chegou ao fim, veio a vontade de contar a história “Mamãe tá careca”.

Outros livros que podem ajudar a entender mais a doença:

NÓ NO PEITO, Vanderli Duarte de Carvalho.
CÂNCER DE MAMA – PREVENÇÃO E TRATAMENTO, Marcus Guazzelli Maurício de Oliveira.
MASTECTOMIA: MANTENDO A QUALIDADE DE VIDA APÓS O CÂNCER DE MAMA, Sandra Megrich Segal.
O IMPERADOR DE TODOS OS MALES: UMA BIOGRAFIA DO CÂNCER, Siddhartha Mukherjee.
FORÇA NA PERUCA! TRAGÉDIAS E COMÉDIAS DE UM CÂNCER, Mirela Janotti.

 

Por Rafaela Mazzaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *