João Acaiabe, a raiz da Liberdade!!!

170894

Hoje, é dia da Consciência Negra e, é dia de homenagear essa criatura que Deus colocou no mundo, para nos encantar com sua bondade, com seus personagens, com suas histórias, com suas VIDAS… sim porque são várias. Sabe aquele menino que teima em ser  adulto??? É o Acaiabe, ele é encantamento. Seu olhar vai além do ver e enxergar, é o olhar que a alma deixa transparecer…

Tantos e tantos negros  que admiro e amo, e que poderiam  estar sendo citandos aqui, mas pra que ??? se temos  ele, que  com certeza representa e muito bem, todo e qualquer negro, mas a sua negritude vai além da pele… e aqui ele não representa só o negro, ele  é  o povo brasileiro…

Acho importante “O Dia da Consciência Negra”, mas todos os dias é dia de pensar, e ter consciência de que não importa a cor, a raça, a religião a opção… o que importa mesmo é o amor, o coração, a união, isso sim nos impulsiona, nos faz caminhar e seguir em frente.

Acaiabe é o arco-iris que você segue para encontrar o pote de ouro, ele não tem cor, é um homem  de vários tons, um homem que brilha, um homem que carrega seus antepassados no olhar. Sua  luta é a palavra transformadora que ele sempre tem, seja na TV, no Teatro, no Cinema ou na Vida.

17.02-Contos-e-Cantos-de-Folclore-Brasileiro-com-João-Acaiabe-Equipe-BSP2

João Acaiabe,  iniciou sua carreira artística ainda na adolescência trabalhando como locutor de rádio. Já fez inúmeros trabalhos na TV, um dos mais marcantes foi no programa Bambalalão na TV Cultura durante os anos 80, onde contava histórias para o público infantil,  interpretou o inesquecível Tio Barnabé na série Sítio do Picapau Amarelo na TV Globo.

João realizou diversos trabalhos sócio-culturais, como, por exemplo, aulas de teatro para adolescentes em FEBEM e participação em movimentos de igualdade racial. No teatro trabalhou com Plínio Marcos em várias peças, entre elas Barrela e Jesus homem — esta, uma obra polêmica por apresentar um Jesus Cristo negro, contestador e nada cordato, interpretado pelo próprio Acaiabe.

Seu personagem Chico, na novela Chiquititas do SBT, é amado e adorado por todas as crianças e porque não dizer por todos de qualquer idade. São tantos trabalhos, são tantas histórias que não da pra descrever aqui, um ser que espalha harmonia, generosidade e talento por onde passa.

 Acaiabe, é um Patrimônio Cultural, é a raiz da liberdade em pessoa, amo esse povo negro e abençoado, que nos fortalece culturalmente, que nos abastece musicalmente, que é parte da nossa história, por isso e por tantas outras coisas é que faço essa homenagem a este homem incrível, que briga com palavras lindas, que luta com poesia e que tira sempre da sua cartola uma bela fantasia.

joão cartola

Ele nos representa…

Salve João Acaiabe !!!

Salve Zumbi dos Palmares!!!

Salve a Consciência Negra!!!

Salve o Povo Brasileiro…

 

 

Por Malú Scruzz

Atriz, Produtora Cultural/Social

malu 1 blog 150x150 Eu, Natalia e o estranho do bar... por Malú Scruzz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *