IRIS APFEL: A VOVÓ DAS FASHIONISTAS “Mais é mais. Menos é um tédio”

Algumas pessoas devem olhar a Iris e pensar “é doida!”, “árvore de Natal”, “velha sem noção” e etc.iris002

Quem achar isso, olhe de novo para a foto e repense. Será que ela liga? Eu acho que não. Geralmente mulheres que têm um nível de atitude desses, que atravessa gerações, pouco se importa com a opinião alheia.

iris apfel

Iris Apfel tem 93 anos e não pensa em parar. Ela é designer de interiores, empresária, professora e ícone da moda. Somente. E você tá cansado demais para levantar da cama. Nascida em Nova Iorque, desde pequena foi acostumada com moda, pois sua mãe era dona de uma boutique. Ela estudou historia da arte na Universidade de Nova Iorque e na Escola de Arte de Winsconsin. Desde cedo, trabalhou em jornais e como designer de interiores com vários nomes que são referência na área. Casou com Carl Apfel em 1948, aos 27 anos – super tarde para os costumes da época. Logo em seguida, em 1950, eles abriram uma empresa de tecidos de decoração, a Old World Weavers, onde ela trabalhou até 1992. Na empresa, ela realizou diversos projetos de design, restauração – incluindo a Casa Branca por nove vezes, para os presidentes Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan, Ford e Clinton.

IrisApfel “Mais é mais. Menos é um tédio”.

Ao longo do tempo, ela foi criando um estilo único e especial, colecionando acessórios, de uma forma que encantou o mundo. Desde que comprou seu primeiro acessório, passou a tornar-se conhecida e foi sendo inserida no mundo da moda. Ela montou um estilo que é um mix de alta-costura com achados em brechós – local que ela já frequentava bem antes de ser moda! “Eu sempre digo que eles deveriam colocar essas pessoas na cadeia por usar roupas assim. Especialmente as calças jeans stretch – que deveriam ser proibidas. Em Nova York há dez anos atrás as pessoas estavam começando a parecer vulgares, agora tornou-se uma epidemia.” Quando tinha 90 anos, Iris foi convidada a lecionar na Universidade do Texas. Em 2005, ela foi convidada para expôr suas roupas no Metropolitan Museu de Arte. A.exposição foi chamada de “Rara Avis (Rare Bird): The Irreverent Iris Apfel”. “Quando o MET me chamou para criar uma exposição [‘Rara Avis’, em 2005] eu pensei: ‘Vai ser fácil eu só preciso colocar umas peças que eu gosto numa vitrine’. Mas aí eles sugeriram de mostrar como usava cada acessório em diferentes épocas da minha vida.

Iris-Apfel-01
No final das contas, saíam uns três caminhões de roupa todos os dias da minha casa. Fora que havia várias cláusulas sobre ganhar uma exposição no MET, uma delas era já ter morrido, mas como vocês podem perceber, essa foi eliminada”. Além disso, ela fez uma coleção de jóias para a Yoox Vintage, e atualmente, lançou sua própria coleção para HSN. “Eu não posso dizer às pessoas como ter estilo. Nenhuma quantia de dinheiro poderá lhes comprar estilo. Estilo é algo simplesmente instintivo”.

iris+apfel

 

Em 2013, ela esteve no Brasil, a convite da Swarovski. Iris compartilhou um pouco da visão que tem do mundo. Vamos conferir algumas frases dessa figura, super estilosa?

iris_apfel_
“Uma dica para uma boa mala: leve metade das roupas e o dobro de dinheiro. Eu faço péssimas malas”. “O conceito de elegância não mudou com o passar do tempo. Ele foi jogado pela janela”. “Aprendi com a minha mãe que se você tiver um único vestido preto e os acessórios certos, você pode ter 50 vestidos diferentes”. Ah, Iris! É uma delícia pesquisar sobre ela. O que eu acho que posso tirar de lição dessa figura rara? Envelhecer bem, nunca parar de se divertir, não ligar para as opiniões alheias e ser quem você quiser.

http://www.blogmulherzinha.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *