Eu quero saber Vera Vianna

verav2

A MAGIA….. Chegou …… NATAL!

A gente não se liga no tempo…e quando percebe é Natal de novo.
Então chegou… já é…. mais um.
Acorda, olha pela janela e vê luzes numa varanda piscando..Entra num shoppinge dá de cara com uma imensa árvore…
Um Papai Noel suado, ofegante, com um sorriso mecânico, tirando fotos com as crianças. Algumas assustadas abrem um berreiro.Mas faz parte
A mãe precisa dessa foto e o brilho curioso nos olhinhos, comove. O da inocência. Não tenho como não me emocionar nessa época e não me render a simbologia. Sou louca por Natal! Ah tá… pode rir e me chamar de cafona. Adoro tirar foto…ao lado da árvore, ouvir as músicas e uma vez já tirei até com o Papai Noel. VER-DA-DE!
Já tive grandes, maravilhosos, exagerados e loucos natais.

Já tive uma árvore de 3metros que veio claro, acompanhada de…. uma escada.
vendi tempos depois, para ir visitar meu irmão na Suécia…com uma passadinha em Paris, lógico.
Em compensação hoje tenho uma de 85. metros plantada num cenário deslumbrante que é a da Lagoa. E adaptada aos novos tempos, a tradição agora é sentar no Botequim do Joaquim, dentro do complexo Lagoon e bebendo caipiroskas das mais estranhas e variadas frutas acompanhada de minha filha, meu genro e meu neto ficar esperando ela acender. Não disse que o tempo passa rápido??? É… já sou avó!
E vejo nos olhos do meu Pipoca, o mesmo brilho que via nos de sua mãe, a curiosa Vanessa, que teimava em ficar rodopiando ao redor de nossa árvore, para descobrir seu presente.Dava trabalho camuflar. Continua igual. As emoções só mudam de lugar..
E minha breguice natalina, permanece intacta. Ainda acredito que é uma época de reflexão,de dar asas a generosidade, de exercer o Amor ao próximo, que possue um clima mágico que nos envolve , que é o momento de aposentar os ódios, venenos, desamor. Desarmar o espirito de sentimentos menores, e libertar-se através do perdão
Com data marcada?? Okay vale! Se você conseguir alcançar o objetivo.
Sou festeira e o nascimento de Jesus, esse SER tão iluminado que já andou entre nós, merece uma grande comemoração. Merece….é um festejar da alma ,uma parada obrigatória para aproveitar e arrancar os pedacinhos de Amor que a gente vem armazenando, por falta de tempo, pela correria inevitável da vida e do sobreviver, pela falta de paciência com o outro, pelo stress, e DOAR…. se presentear.
Então fiquem surpresos:ainda choro ouvindo John Lennon com seu XCHRISTMANS e espero sempre a mensagem de fim de ano da TV GLOBO…. “Hoje é um novo dia de um Novo tempo que começou…nossos sonhos serão verdade o futuro já começou” Marcos Valle um Natalino assumido como eu, dá a partida todos os anos.
Hoje temos um Natal menos féerico,e me faz falta a mousse da Glorinha, as rabanadas do Beto Paraiso, e a familia de mãos dadas em volta da mesa, fazendo a prece improvisada, …. vida segue e cada um trilha seu caminho…. outros em lugares muito distantes, ficam fazendo coro com os anjos, tenho certeza. Mas a memória permanece e fico feliz de saber, que foram felizes nos divertidos natais que passamos juntos.Passou…
O clima de sonho permanece, meu coração aquecido, vai ter esse novo personagem de nossa história João Pedro, fazendo uma releitura…. a casa estará cheia de Homem Aranha, Superman, Ben 10 e muitos heróis… a Bruxa, ele me avisou que morreu..enquanto eu estava na Bahia… mas desconfio que pode ressuscitar.
Espero que voces todos sejam capazes de também transformar esse dia. Encontrar Harmonia, e pensar como na música do Roupa Nova que “se a gente é capaz de espalhar alegria, se é capaz de toda essa magia, tenho certeza de que a gente podia fazer com que fosse Natal todo dia…”
O bacalhau já está dessalgado, desfiado, esperando eu jogar na panela… para que mais uma vez se cumpra a tradição.
FELIZ NATAL!

verita

 

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *